Convém esclarecer os mais distraídos de que é obrigatória a existência de valor para que se possa trabalhar a comunicação! A comunicação do valor é garante de resultados. Leia a reflexão de Isabel Martins, Diretora-Geral da Essência, Comunicação Completa.
Há quem defenda que a percepção é mais importante do que a realidade. É frequente ser pedido ao profissional de comunicação para comunicar o que é desprovido de qualquer valor e atribuem a este a culpa do insucesso. Esta “prática” faz parte do quotidiano dos assessores de comunicação e é caso para pedir “ne nuntium necare”. Matar o mensageiro não vai resolver o problema, porque este residirá a montante da comunicação – na conceção do objeto a comunicar.
Convém esclarecer os mais distraídos de que é obrigatória a existência de valor para que se possa trabalhar a comunicação. O nosso propósito é dar palco, amplificar o valor e não substituirmos o valor inexistente. O profissional de comunicação faz muitas vezes magia, mas para tal necessita dos ingredientes. Será que é possível “fazer uma omelete sem ovos”? Mesmo que seja vegan terá de ter ingrediente substituto. A receita para uma boa comunicação é conhecida dos profissionais e todos a sabemos “cozinhar”, mas precisamos de ter os ingredientes. A comunicação do valor é garante de resultados
Do lado oposto, está a falta de comunicação de boas práticas. São muitas as ações de enorme valor que nunca serão conhecidas do público, porque não há investimento na comunicação. Não podemos incorrer no erro de achar que o que é bom é conhecido de uma forma orgânica.
“Quem não é visto não é lembrado” é um facto. Se não forem comunicadas as ações de valor, vai ser necessário um grande exercício de adivinhação do público para as encontrar. A quantidade de informação disponível é imensa e é preciso questionar a sua credibilidade. Nesta aldeia global, é ainda mais fundamental e essencial uma estratégia de comunicação. O valor da comunicação é cada vez maior. Depende desta ferramenta o êxito da mensagem chegar ao destinatário. O valor da comunicação é inquestionável quando vemos os resultados que aporta às marcas que a privilegiam.