Maio 7, 2020
A relação de amizade com o Professor Carlos Brito vem desde a década de noventa. Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, foi na FEP que a relação teve início. Foi com este docente que criámos o Gabinete de Marketing e Comunicação naquela Faculdade. Ali aprendemos a delinear estratégias de comunicação com um dos melhores especialistas em Marketing. Docente na Universidade do Porto, Carlos Brito presenteia-nos regularmente com os seus artigos de opinião em jornais e revistas.
Reconhecido como um dos pioneiros da introdução do marketing em Portugal, é professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (desde 1980) e na Porto Business School (desde a sua fundação em 1988) onde tem exercido vários cargos de gestão e direção de programas. Tem igualmente lecionado noutras universidades, designadamente a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Minho e o ISCTE / INDEG. Possui também uma vasta experiência na área da consultoria de gestão, em particular nos domínios do marketing e gestão estratégica. É um dos dezasseis “Mestres Portugueses da Gestão”, livro editado por Jorge Nascimento Rodrigues em 2004.
É autor ou coautor de mais de uma centena de artigos em conferências e revistas, assim como de seis livros na área da gestão: “Estrutura e Dinâmica do Sector do Vinho do Porto” (1997), “Marketing Internacional” (1999), “Os Horizontes do Marketing” (2000), “Comércio Eletrónico” (2000), “Parcerias no Negócio Eletrónico” (2006) e “Novos Horizontes do Marketing” (2014). Tem participação regular em órgãos de comunicação social (TV, rádio, jornais e revistas generalistas e da especialidade, e ainda portais web), sendo frequentemente convidado como orador e motivational speaker para abordar temas de marketing, estratégia, inovação e empreendedorismo.
Do seu vasto percurso, destaque para o período entre 2011 e 2018 em que foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a área da Inovação e Empreendedorismo e Diretor do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Foi ainda membro da Direção da Fundação CEER – Centro de Estudos da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, presidente do Conselho Geral do CEdUP – Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto, presidente do IESF / Atlântico Business School e fundador da Estratégia Network – Consultoria de Gestão.
Fruto do trabalho realizado no domínio da inovação e empreendedorismo que contribuiu para fazer da Universidade do Porto uma referência na área, foi em 2018 considerado ‘Personalidade do Ano’ pela APBA – Associação Portuguesa de Business Angels a par do comissário europeu Carlos Moedas.
Essência Completa © 2020
Powered by UKUBO®