Inovação social, uma aposta estratégica

separator

Acreditamos que a inovação social é um motor fundamental para a melhoria das respostas a problemas sociais, quer em termos da dinâmica e sustentabilidade da economia social, quer em termos da inovação em políticas públicas.

A inovação social é o resultado da motivação e ação de pessoas que pretendem contribuir de forma ativa para a resolução de problemas sociais graves. Como tal são fundamentais a ligação às comunidades e o trabalho em rede.

Na sua maioria complexos, estes problemas sociais requerem a ação concertada de diferentes contextos e setores – social, empresarial, público e académico – que contribuem para um verdadeiro ecossistema de promoção da inovação social, orientado para a criação de valor e de impacto positivo para a sociedade.

A IRIS, Incubadora Regional de Inovação Social, assume um papel fundamental neste contexto. A sua missão é criar o ecossistema ideal para o desenvolvimento de iniciativas de impacto social que promovam o crescimento da comunidade. É uma incubadora de captação de ideias e projetos, apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

A IRIS acredita que a inovação social é fundamental para impulsionar uma economia global forte e um mundo melhor.

Ao integramos este projeto é nosso objetivo ajudar a criar soluções novas e mais eficazes para os problemas sociais e ambientais que enfrentamos no mundo de hoje. Estas soluções inovadoras são simultaneamente sistémicas – visam as causas do problema e não somente as suas consequências – e sustentáveis – devem ser desenhadas por forma a criar impacto positivo de forma continuada.

Queremos contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadoras para as diferentes problemáticas da sociedade, com impacto positivo superior relativamente às soluções existentes.

O Empreendedorismo social assume aqui um papel relevante. São inúmeros os projetos de elevado potencial que necessitam de um ecossistema de apoio e financiamento para criar impacto. São de destacar iniciativas de inovação e empreendedorismo social reconhecidas nacional e internacionalmente como a Collor Add, a Speak ou a Patient Innovation.

A participação, em fevereiro, no Bootcamp em Empreendedorismo Social IES-SBS: Start Innovation – Capacitação para Embaixadores IRIS leva-nos a acreditar que temos a energia e o talento para assumir o papel de empreendedor social capaz de transformar o mundo com soluções sustentáveis e inovadoras.  Foram 48 horas de conhecimento, novas aprendizagens, novas ferramentas, trabalho em rede e sobretudo de partilha de experiências.

O desafio, agora como EMBAIXADORA IRIS, é assumir o papel de agente local que trabalha com a finalidade de desenvolver a participação comunitária na região, incentivando a que os próprios membros da nossa comunidade desenvolvam alternativas às soluções atuais para os problemas sociais e ambientais, procurando assim potenciar um processo de transformação da nossa comunidade através da inovação social.

Iremos estabelecer pontes entre as Autarquias e Agentes da Comunidade e a IRIS com vista ao desenvolvimento de atividades de promoção da inovação social, desenhadas e definidas atendendo às especificidades da região, com a apoio desta.

Olga Cruz, Diretora de Comunicação