Com a chegada da COVID-19 ao nosso país, com a entrada em confinamento e com o crescente número de infetados nas primeiras semanas, foram várias as marcas com que trabalhamos que tiveram de se ajustar. Parar de comunicar era morrer, foram encontradas novas formas de comunicar, novas formas de festejar e de assinalar as grandes datas dos territórios, etc.
O medo reinou em todos nós, mas a comunicação foi o remédio certo para marcas e municípios.
A informação que se veiculava diariamente era essencial para combater a pandemia, mas também para manter alguma normalidade na vida das pessoas. Vejamos o caso da Plainwater, que através das suas marcas Águas de Paços de Ferreira, Águas de Barcelos e Águas do Marco, manteve as aulas da “Água Segura” e do “Uso Sustentável” através de videoconferência, que assinalou os vencedores do concurso de poesia “Falar de Água com Amor” através de vídeos dos vencedores e dos jurados a declamar as poesias premiadas, que criou vídeos explicativos das diferentes formas de atendimento sem sair de casa e que até criou vídeos com experiências sobre o ciclo natural e urbano da água para os pais fazerem em casa com os seus filhos… manter a proximidade foi essencial, encontrando sempre novas formas de comunicar.
Outras marcas com que trabalhamos também encontraram os seus novos caminhos: o Soalheiro criou uma prova digital, Melgaço celebrou a Festa do Alvarinho cada um na sua varanda, Mangualde lançou a campanha “Somos todos #EscolaemCasa” para recolha de equipamento informático com o objetivo de ajudar os alunos a terminar o 3.º período com melhores condições, entre muitas e muitas outras ações.
Isto ainda não acabou, mas os primeiros passos que todos demos foram sólidos, com a certeza que não havia outro caminho, era este, tinha de ser este.
Bem-haja a todos que acreditaram e caminharam connosco.
Sofia Monteiro, Diretora Adjunta