COLABORADORES SAUDÁVEIS: UM TRABALHO DE COCRIAÇÃO DE TODOS!

separator

As exigências no ambiente de trabalho têm aumentado a um nível exponencial e a saúde mental dos colaboradores tem-se deteriorado. Hoje é exigido aos profissionais que estejam conectados 24h por dia. Constantemente alerta às necessidades dos clientes e é exigida uma resposta no imediato. Não é raro ocorrerem suicídios devido ao excesso de trabalho, basta ver o caso da cultura de trabalho japonesa.

É verdade que os efeitos de uma má saúde mental impactam negativamente a performance de um trabalhador. O cansaço reduz a produtividade, e a falta de vontade de inovar tem efeitos negativos na capacidade das empresas acompanharem o mercado. O conformismo e a irritabilidade afetam os restantes colaboradores. Contudo, resolver este problema é quase deixado à responsabilidade total do trabalhador.

Cabe também às empresas apoiarem os seus colaboradores e garantirem que fazem a sua parte na prevenção de doenças do foro psicológico. Especialmente quando, muitas vezes, o emprego pode ser a causa. Mas nenhum empregador gosta de o admitir.

É preciso consciencializar as empresas que um ambiente de trabalho saudável irá ajudar resultados a longo prazo. Promover um bom equilíbrio entre trabalho e família e garantir tempos de descanso. Sensibilizar as chefias para aceitar que errar é humano e promover uma boa relação com os colaboradores através de dinâmicas de comunicação interna é fundamental. Tal como é primordial que os colaboradores se empenhem para garantir um bom espírito de equipa.

Colaboradores saudáveis, com boa disposição e vontade de trabalhar são a chave para o sucesso de uma empresa. Colaboradores saudáveis: Um trabalho de cocriação de todos e da responsabilidade de todos!